domingo, 1 de agosto de 2010

Invernal

Os franceses costumam fazer arrumação de primavera. Eles abrem a casa para os ares floridos adentrarem. Fim de inverno, começo de primavera, e as janelas se abrem para a vida recomeçar.

Desorganizada por decreto, não me dou às arrumações. Não muito profundas. Estando no Brasil, tristes trópicos que só possuem duas estações bem definidas, em pleno julho, em férias de tudo, resolvi arrumar minha vida, iniciando por armários e papéis.

Minha arrumação é de inverno. Não abro minhas portas para os ares frios, apenas parto minha vida em duas, tento organizar o que na verdade não tem ordem. O verão não ajudou. Queimou todos os meus sonhos e planos de futuro. Talvez o inverno faça nascer algo para colher no meu jardim.

Duas estações: uma acende a outra apaga. O que irmana-as é a sempre acesa chama. Verão acende fogueiras de paixões, incandescentes labaredas de ilusões. Inverno vem não apagar de todo, mas para acalmar quem já muito se queimou.

Tudo deposto, tudo volta a seu posto de mito. Dizem que há rosas que nascem no inverno e amores que nascem da dor. É no frio que floresce o ipê amarelo. As folhas despencam e deixam brilhar as flores amarelecidas de frio e saudade do sol.

Resultado de arrumação: Roupas com cheiro de lembranças, gastas pela memória. Papéis inúteis guardados para ter utilidade, preencher os vazios solitários dos móveis. Caridade e reciclagem são seus destinos finais. Re-ciclo. Novo início. Revolução, volta ao começo.

3 comentários:

  1. me fez lembrar as crenças de fim de ano, que a gente sempre procurar uma renovação, fatiando o tempo, para que dessa forma, encontremos novas possibilidades...

    há de florir esse jardim!

    beijocas!

    ResponderExcluir
  2. criatura vc tava pensando em quê?

    vou retirar a pergunta! já nem me lembro mais...

    o que vim aqui fazer?

    ah... lembrei....

    vim dizer que mesmo no inverno as flores não murcham jamais!

    ResponderExcluir
  3. se tenho mesmo um jardim, nele já tenho duas flores/poetas/amigas que me fazem florir também!
    ^^

    bjos!

    ResponderExcluir