segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ontem, quando acabei de postar aqui, liguei o rádio [sou viciada em rádio] e eis que ouço uma canção que me marcou muito há um tempo atrás, importante mesmo; acho que tinha me esquecido dela... é Eu apenas queria que você soubesse, do Gonzaguinha [gosto de música de velho sim!].

Uma música passa a ser significante pra mim quando ao ouvi-la tenho certeza de que era isso que eu queria falar pra alguém ou que sintetize o que sinto no momento... esta é uma dessas músicas. Mas já faz tempo isso, nem tinha 20 anos! Tinha esquecido dela, coitada... tão significativa...

Eu acredito que tudo em nossa vida acontece por alguma razão, nada por acaso. Já foram tantas as vezes que recebi ensinamentos pelo rádio, outras tantas músicas significativas que não dá pra deixar pra lá e dizer que foi só coincidência feliz do acaso! Não dá mesmo... pra mim é mais um ensinamento, uma forma de me puxar a orelha por causa das coisas que tenho deixado pra lá, que tenho perdido por minha própria causa...

É!!! Gonzaguinha resolveu me dar uma lição!! Se bem que ele, lá do Além, não ia perder tempo mandando lição pra uma menina à toa né, ou ia?? Sei lá, falta do que fazer no outro mundo...

Menina... adoro quando me chamam de menina... sem saber, a pessoa está me fazendo um bem enorme!! Apenas meu pai e um ou outro desavisado tem feito esse bem...

Vou fazer uma rápida análise dessa canção. Com todo respeito, claro. Vejamos o que o eu-lírico do Gonzaga Júnior escreveu:

Na canção uma menina/mulher tenta falar alguma coisa pra alguém: “Eu apenas queria que você soubesse”... e o que é que ela quer falar? “Que aquela alegria ainda está comigo/ E que a minha ternura não ficou na estrada/ Não ficou no tempo presa na poeira” traduzindo: “cara, apesar de você eu ainda sou a mesma, feliz e terna”... isso com certeza depois de uns 5 meses se rasgando né??!! Sim porque ela deve ter sofrido horrores!!! Ninguém mandaria um recado assim sem ter sofrido horrores antes...

Depois ela vem com o seguinte papo: “...esta menina hoje é uma mulher/E que esta mulher é uma menina” tradução: “eu cresci, meu bem! Hoje sou uma mulher! Só não deixei de lado meu lado menina, meus sonhos...” ou seja “hoje sou muito melhor, porque juntei em mim a menina que fui e a mulher que sou e serei”.

E depois vem uma estrofe meio cabeluda: “que colheu seu fruto flor do seu carinho”; sem querer fazer fofoca aqui, mas acho que ela deve ter engravidado desse cara e ele abandonou ela prenhe! Sacanagem... mas, enfim, a menina já superou isso... a criança nasceu linda e saudável e o cara até paga uma pensãozinha!!

Aí vem a parte auto-ajuda da música, uma lição pra mim, tocando direto na minha ferida:

“Eu apenas queria dizer a todo mundo que me gosta
Que hoje eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também
E que a atitude de recomeçar é todo dia toda hora

É se respeitar na sua força e fé
E se olhar bem fundo até o dedão do pé”

isso, dê na minha cara!!! tomei nota já!! Esqueço mais nunca!!

E pra terminar ela confirma meu palpite: “essa criança brinca nesta roda/E não teme o corte de novas feridas/Pois tem a saúde que aprendeu com a vida” ela teve um filho lindo saudável que cresce feliz em redor de outras crinacinhas felizes!!

Também pode ser ela mesma... se levarmos em conta que ela mesma ainda é uma menina...

A análise termina aqui, o resto é só repeat.

Gente, foi só pra descontrair tá!!! A música em si é uma lindeza!!! A melodia uma delicadeza infantil, transmite uma alegria, uma felicidade, sei lá!!! E a letra com muito conteúdo, como todas escritas pelo Gonzaguinha né??!! a interpretação carregada de emoção dele toca qualquer coração também... até eu que não tenho esse órgão me sinto tocada!!

vou deixar aqui o link de um vídeio [que na verdade não é um vídeo] dessa música no Youtube, pra quem quiser ouvir e fazer sua própria análise.

http://www.youtube.com/watch?v=Q4H5x8ScDLs

Nenhum comentário:

Postar um comentário